Coordenador : Barbara Pompeu Christovam
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394984.2206.29221.15052023
Departamento/Setor: MFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes cadastrados no CAIT Mazzini Bueno; pacientes de demanda espontânea e encaminhados por serviços de saúde municipais, estaduais, federais, de organizações da iniciativa privada, de movimentos sociais, de organizações não governamentais; servidores do quadro permanente da e contratados da UFF encaminhados pelo SIASS e outros, que apresentem a tuberculose doença e na forma latente e pacientes com doenças respiratórias crônicas.
Local de atuação: Centro de Atenção e Investigação em Tuberculose Profº Mazzini Bueno (CAIT Mazzini Bueno).
Objetivo
Geral: Mapear as necessidades de saúde dos usuários do CAIT Mazzini Bueno. Específico: Levantar as necessidades de saúde dos usuários dos serviços oferecidos pelo CAIT Mazzini Bueno; Planejar ações de Educação em Saúde para serem implantadas para esses usuários visando a garantia de promoção da saúde e prevenção de agravos; Programar e implementar ações de saúde que integrem o indivíduo, família e comunidade; elaborar diretrizes organizacionais e assistenciais para o CAIT Mazzini Bueno; monitorar as reações adversas medicamentosas a antituberculínicos; implantar a consulta e prontuário eletrônico multidisciplinar na unidade. Metas - Objetivos quantificados Curto e médio prazo: Levantamento do perfil epidemiológico dos usuários do CAIT Mazzini Bueno. Identificação das necessidades de saúde dos usuários do CAIT Mazzini Bueno. Implementação de ações programadas de educação em saúde de acordo com as necessidades de saúde dos usuários do serviço. Realização de ações educativas voltadas para o autocuidado e que propiciem melhor qualidade de vida à comunidade usuária do serviço. Implementação de ações de educação permanente para a equipe multidisciplinar e de enfermagem voltadas à qualificação e aperfeiçoamento das atividades na prática profissional. Ampliação do serviço de análises clínicas com realização de culturas, teste rápido para tuberculose, exame de sangue para rastreamento de TB em substituição ao PPD, conforme orientação do CDC; teste para rastreamento de vírus respiratório por Biologia Molecular. Implantação de Assistência Farmacêutica com distribuição de medicamentos para tratamento das doenças respiratórias crônicas. Realização de ações de teleconsultoria à médicos das unidades de saúde de baixa e média complexidade dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de em tempo real tirar dúvidas relacionadas ao diagnóstico e tratamento de pacientes com tuberculose e/ou com doenças respiratórias crônicas.
Resumo
A tuberculose é um problema de saúde pública mundial e considerado prioritário no Brasil, que juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, albergam 80% dos casos mundiais da doença. Neste contexto, a iniciativa The Global Plan to Stop Tuberculosis 2018-2022, proposta pela OMS, tem como objetivo reduzir drasticamente a carga da doença e eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. No Brasil, o Ministério da Saúde utiliza como estratégia de consolidação e expansão do Programa Nacional de Controle da tuberculose as unidades de Atenção Básica a Saúde, sendo também responsável pelo controle das doenças respiratórias crônicas. No que se referem às doenças respiratórias crônicas, são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. Como estratégia para enfrentar esse problema de saúde no plano mundial, a OMS criou a Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases. O Centro de Atenção e Investigação em Tuberculose Professor Mazzini Bueno da UFF é referência secundário para o diagnóstico, tratamento e pesquisa em tuberculose e doenças respiratórias crônica, no contexto estadual de saúde, que se articula a diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. Ante ao exposto, o desenvolvimento desta ação de extensão justifica-se pela possibilidade de trabalho em equipe de saúde multidisciplinar, onde os saberes servirão de base para o aprimoramento das técnicas, condutas e consequentemente dos resultados a serem alcançados em prol da melhoria dos indicadores de saúde relacionados a estas patologias.